Notícias

Covid-19 pode afetar o coração mesmo após a cura, sugere estudo

05/08/2020

 

O novo coronavírus pode atingir o tecido do coração e provocar inflamações que perduram por até semanas após a recuperação, indica estudo publicado nesta segunda-feira (27) na revista Jama Cardiology. Apesar da pesquisa ressaltar o impacto cardiovascular da doença, autores destacam a necessidade de mais investigações para avaliar se a Covid-19 pode causar danos duradouros ao coração.

 

O trabalho envolveu 100 pacientes recém-recuperados da doença, com idades entre 49 e 53 anos. Imagens de ressonância magnética apontaram que a infecção afetou o coração de 78% dos participantes e 60% deles apresentavam sinais de inflamação no miocárdio. O procedimento foi realizado, em média, 71 dias após os pacientes terem recebido o diagnóstico positivo de coronavírus. A maioria dos voluntários desenvolveu sintomas severos e dois necessitaram de ventilação mecânica.

 

Também nesta segunda-feira, a revista Jama Cardiology publicou outro estudo que reforça a ação do novo coronavírus sobre o tecido cardíaco. Dessa vez, pesquisadores analisaram a autópsia de 39 pacientes de idades entre 78 e 85 anos, dos quais 35 faleceram em decorrência de pneumonias provocadas pela Covid-19 e os demais morreram devido a outras complicações.

 

Os autores identificaram a presença do vírus em 24 (61%) das amostras coletadas. A pesquisa ainda concluiu que pacientes sem carga viral apresentaram menos sinais de inflamação dos tecidos cardíacos em comparação com o material de pacientes com mais concentração do vírus. O artigo pontua que não é possível afirmar a incidência de miocardite (inflamação do miocárdio), mas ainda assim não descarta a possibilidade desse e de outros danos ao tecido do coração a longo prazo.

 

Leia o artigo completo clicando aqui.

 

Fonte: site Olhar Digital

Foto: FreePik

Please reload

Em destaque

Campanha do HSF preza pela segurança dos pacientes

09/25/2020

1/5
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por assunto
Please reload

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.