Notícias

GESTO DE AMOR: Colaboradoras do HSF doam cabelo para produção de perucas para pacientes oncológicas

25/10/2018

 

Um dos efeitos colaterais mais angustiantes do tratamento do câncer é a perda de cabelo. Muito mais que estético, o valor do cabelo para as mulheres está intimamente ligado à sua autoestima. Justamente por isso, a perda deste importante cartão de visitas muitas vezes resulta na perda de autoconfiança, de humor, fatores que de acordo com estudos nacionais e internacionais são preponderantes para o sucesso do tratamento.

 

Recente relatório do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva, o INCA, aponta que somente em 2018 serão registrados mais de 582 mil novos casos de câncer. Os números indicam que 32,6% desses casos serão de mama e 11,2% de cólon de útero. Sensibilizadas com esta realidade, as colaboradoras do Hospital São Francisco (HSF) Alcileia Barbosa Chagas Santana, Ana Carolina de Lima Gaudino e Mikaele Barbosa Nascimento decidiram realizar um gesto de amor e doaram grande parte de seus cabelos para a produção de perucas que serão destinadas a mulheres atingidas pelo câncer. A coleta do cabelo foi realizada durante a 12ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HSF.

 

Para Mikaele Barbosa a doação de cabelo é um gesto simples, mas que pode contribuir enormemente para a qualidade de vida das pacientes. “Eu senti uma necessidade de doar. Essa é a segunda vez que doo meu cabelo porque acredito que esse trabalho tem grande repercussão na autoestima dessas mulheres”, afirma a operadora de telemarketing.

 

A doação foi feita à Rede Feminina de Combate ao Câncer, entidade fundada em Brasília em 1996 com o propósito de oferecer acolhimento, apoio emocional e orientação de mulheres portadoras de câncer. Segundo a pedagoga Débora Cristina de Sousa, que atua como voluntária da Rede Feminina, a doação de cabelo é fundamental para a continuidade da Oficina da Peruca que, a cada três meses, beneficia cerca de 40 mulheres.

 

Como doar
Para o melhor aproveitamento do cabelo, a instituição orienta que o doador corte o cabelo amarrado e seco, com pelo menos 30 cm, e o coloque em um saco plástico ou envelope. O cabelo não pode ter química. A entrega pode ocorrer na nossa sala no Hospital de Base, de segunda a sexta–feira, de 08h às 12h e de 14h às 16h ou pode ser enviado via Correios para o endereço Setor Comercial Sul – SCS – Quadra 01, Bloco G, Edifício Baracat, Sala 208, Brasília/DF, CEP: 70.309-900. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3315-1278 e 3364-5467 ou pelo e-mail rede@redefemininabrasilia.org.br.

Please reload

Em destaque

Ministério da Saúde: Brasil registra 78.162 casos de coronavírus e 5.466 mortes da doença

Secretaria de Saúde do DF: Sétimo dia de testagem em massa re...

NOTÍCIAS ATUALIZADAS SOBRE O CORONAVÍRUS

04/30/2020

1/5
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por assunto
Please reload

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.