Notícias

Ministério da Saúde inclui novas terapias na Política Nacional de Práticas Integrativas

Portaria oficializa a utilização de práticas como Aromaterapia, Cromoterapia, Hipnoterapia e Terapia de Florais na rede de saúde brasileira.

Com Portaria nº 702/2018, publicada no Diário Oficial da União de 21 de março, o Ministério da Saúde passa a reconhecer a incorporação das Medicinas Tradicionais e Complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS) conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), alinhando o Brasil às melhores práticas de cuidado adotadas no mundo.

O documento traz uma lista de 12 práticas que, apesar de já utilizadas, ainda carecia de oficialização por parte do governo federal. Entre estas práticas estão a hipnoterapia, que consiste em um conjunto de técnicas que, por meio de intenso relaxamento, concentração e foco, induz o indivíduo a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar condições ou comportamentos indesejados como medos, fobias, insônia, depressão, angústia, estresse e dores crônicas.

Em 1993 a hipnoterapia foi definida pela American Psychological Association (APA) como procedimento que permite ao profissional de saúde conduzir o indivíduo a experimentar sensações, mudanças, percepções, pensamentos ou comportamentos. De acordo com a literatura, a hipnoterapia é indicada para ansiedade, neurose depressiva e, segundo estudos mais atuais, tem alta eficácia no tratamento de depressão.

A partir de agora todas as entidades de saúde que compõem o SUS, incluindo instituições privadas que participam do sistema de forma complementar, como é o caso dos hospitais privados, poderão oferecer novas práticas de cuidado aos seus clientes.

Clique aqui e confira outras práticas terapêuticas autorizadas pelo Ministério da Saúde.

Em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Busca por assunto

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

  • Facebook

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.