Notícias

Saiba mais sobre diabetes

16/11/2017

 

Existem 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Na última década o quantitativo de portadores de diabetes dos tipos 1 e 2 foi ampliado em mais de 60%, com a maior incidência entre o público feminino. Uma em cada dez mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde, são diagnosticas com a doença e alguns dos fatores de maior preocupação são o sedentarismo e a obesidade.

 

Outro aspecto preocupante é o diagnóstico tardio que, conforme afirmam especialistas, favorece as complicações da diabetes, por isso, quanto antes se chegar ao diagnóstico, maiores as chances de tratar adequadamente e ter uma boa qualidade de vida.

 

A diabetes é uma doença crônica cuja principal característica é a incapacidade do organismo de produzir insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue, ou de empregar adequadamente a insulina que produz. A pessoa diabética não fabrica insulina e não consegue utilizar adequadamente a glicose que extraímos dos alimentos que ingerimos.

 

Os dois principais tipos de diabetes são o 1 e o 2. No primeiro, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta, fazendo com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada para o corpo. Com isso, a glicose fica no sangue e deixa de ser utilizada como energia. Entre 5% e 10% dos diabéticos são do tipo 1. No diabetes tipo 2, o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia. Este tipo atinge o maior número de diabéticos, cerca de 90%.

 

Assim como em grande parte das doenças, o diagnóstico precoce da diabetes é fundamental para a manutenção de uma boa qualidade e vida. É cada vez mais comum vermos diabéticos correndo maratonas, explorando trilhas ou escalando os picos das montanhas mais elevadas do mundo. Agende uma consulta, converse com seu médico e tire suas dúvidas sobre a diabetes.

 

SERVIÇO

Onde estamos: Hospital São Francisco: QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia Sul – Distrito Federal

Centra de atendimento: 3378.9000

 

Fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes.

Please reload

Em destaque

Brasileiros precisam se atentar à prevenção de câncer colorretal

09/08/2020

1/5
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por assunto
Please reload

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.