Notícias

Por que fazer o Teste da Orelhinha?


Você sabia que as primeiras palavras do bebê surgem após pelo menos um ano de experiências com sons de vários tipos? É neste período que eles desenvolvem a fala a partir dos sons que escuta em casa e outros lugares que frequenta. Os pais precisam ficar atentos à qualquer sinal de redução na capacidade auditiva, uma vez que ela pode retardar o recebimento de informações sonoras importantes para no aprendizado da linguagem.

É por estes motivos que o Teste da Orelhinha é desde 2010 recomendado por lei para todos os recém-nascidos. O teste é uma importante ferramenta para a detecção precoce de alterações auditivas. Após a sua realização, afirma a fonoaudióloga do Hospital São Francisco Marcella Grisolia, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e o grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce a fim de orientar a família, preparar para o uso de aparelhos de amplificação ou implante coclear e terapia fonoaudiológica. “O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas. A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem”, afirma Marcella.

Como é feito?

O Teste da Orelhinha é realizado por meio de um aparelho que emite sons e capta se houve uma resposta da cóclea, a parte do órgão auditivo que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro. O bebê ouve esses estímulos sonoros por meio de uma pequena sonda colocada no ouvido. O exame é rápido, indolor e realizado com o bebê dormindo.

Serviço de Audiologia do HSF

O Serviço de Audiologia do Hospital São Francisco, referência para o diagnóstico e o tratamento de doenças auditivas, realiza o Teste da Orelhinha. O serviço conta com fonoaudiólogos especialistas em audição.

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados até as 12h. Local: QNN 28, Módulo C, Área Especial, 1° andar, Sala 211. Informações: (61) 3378.9119.

Em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Busca por assunto

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

  • Facebook

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.