Notícias

Carnaval é diversão, mas com responsabilidade, fica ainda melhor

13/02/2015

Da Redação
CBrasil

 

Carnaval é tempo de ser feliz, de festejar, mas, como em qualquer comemoração, os exageros podem trazer contratempos perigosos para a saúde. Em 2015, o sexo sem proteção é uma das principais preocupações das autoridades. Neste carnaval o Ministério da Saúde está atuando fortemente em campanhas educativas para que a população conheça os riscos do sexo sem proteção.

 

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), sobretudo o HIV/Aids, é a maior preocupação, tendo em vista que a doença ainda não tem cura. “O uso de preservativo é fundamental na prevenção das DSTs. A população, incluindo os jovens, não pode se descuidar”, afirma o clínico médico do Hospital São Francisco Dr. Marcus Vinícius Naves Carneiro (CRMDF 14975).

 

Outra preocupação é o abuso no consumo de álcool, que também pode trazer malefícios à saúde. “O excesso de consumo do álcool pode produzir malefícios terríveis para o corpo humano, sobretudo, em pessoas que já tem histórico de abuso. Neste período, pacientes em tratamento podem ter recaídas, levando ao agravamento de doenças hepáticas, por exemplo”, afirma o clínico médico do Hospital São Francisco Dr. Maxwell Sousa Oliveira (CRMDF 20652).

 

Entre os jovens, de acordo com Dr. Maxwell, há também o risco de coma alcoólico, que tem se tornado comum. Apesar de pouco discutido, afirma o clínico, o estado de coma alcoólico deve ser visto com maior preocupação, pois é um quadro que pode levar à morte.

 

Segundo o médico, entre os sintomas do coma alcoólico, estão a perda de consciência, vômito e sonolência. Aos primeiros sinais, afirma Dr. Maxwell, é preciso encaminhar a pessoa ao hospital. Para diminuir o impacto dos efeitos do álcool no organismo, além de evitar o exagero, Dr. Marcus Vinícius Naves Carneiro, recomenda uma boa hidratação aliada à alimentação regular.

Please reload

Em destaque

Brasileiros precisam se atentar à prevenção de câncer colorretal

09/08/2020

1/5
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por assunto
Please reload

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.