Notícias

Saiba como doar sangue

Manter os estoques de sangue em alta é sempre bom, sobretudo neste período de final de ano, quando muitos brasilienses deixam a capital. Esten é um momento em que muitas vítimas de acidentes necessitam de sangue, por isso, é preciso doar sangue sempre que possível. Entenda como funciona:

Requisitos :. Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro); Estar alimentado (Clique aqui e verifique alimentação necessária), :. Não estar em uso de medicamentos; :. Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal). :. Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário); :. Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação, :. Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação; :. Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; :. Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses; :. Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses; :. Evitar fumar 02 horas antes da doação. Documentos necessários Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis. Entrevista O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor. Doar sangue é seguro? Doar sangue não oferece riscos ao doador porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, eliminando assim qualquer possibilidade de contaminação de forma que a segurança na coleta de sangue é absoluta. Quanto tempo demora para doar sangue? O ato de doar sangue não leva mais que dez minutos e acontece após consulta com médicos especializados que vão dizer se você está apto ou não para doar. No Hemocentro de Brasília todo o processo dura em média 50 minutos. Doar sangue engorda ou emagrece? Não há qualquer tipo de alteração na parte física de quem doa. Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre? Não, doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa. Doar sangue engrossa ou afina o sangue? Ao doar, o seu sangue não sofre qualquer alteração. Que quantidade de sangue é doado? Uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue. Em cada doação o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Quantas vezes por ano uma pessoa pode doar sangue? O homem pode doar de 2 em 2 meses, no máximo 4 vezes ao ano. Já a mulher somente de 3 em 3 meses, com no máximo 3 doações anuais. Qual é o tipo de sangue mais importante? Todos. Não há tipo de sangue mais importante do que outros. Todos são importantes para salvar vidas. O que é um doador voluntário? É aquele que doa espontânea, altruísta e voluntariamente. Sua doação é anônima, não vinculada. O que é doador de reposição? É aquele que doa para repor os estoques de sangue de um hospital e sua doação pode ser vinculada a um paciente ou não.

Qual a ocorrência do tipo sanguíneo na População? O (45%) A (42%) B (10%) AB (3%) O+ =36% O - = 9% A + = 34% A - = 8% B + = 8% B - = 2% AB + = 2,5% AB - = 0,5% Importante Doar sangue é um gesto voluntário sendo proibido por lei qualquer forma de pagamento por este ato. Onde doar sangue A doação pode ser realizada na Fundação Hemocentro de Brasília localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 - Asa Norte, ou em coletas realizadas em instituições parceiras do Hemocentro. Funcionamento: de 2ª a sábado, de 07 às 18 horas. Informações: 160 – Opção 2 ou (61) 3327-4424

Tags:

Em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Busca por assunto

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

  • Facebook

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.