Notícias

Cardiologista dá dicas para cuidar do coração durante a Copa

24/06/2014

Dr. Luciano Liberato Nogueira de Sousa

 

Os brasileiros certamente formam uma das maiores e mais vibrantes torcidas no mundo. Assim, são milhões de pessoas que se emocionam a cada quatro anos durante a realização da Copa do Mundo de futebol. Entretanto, o que deve ser uma oportunidade de alegria e confraternização, algumas vezes se transforma em motivos para estresse emocional e preocupações exageradas. Com isso, a possibilidade de ocorrer um problema cardiovascular como infarto, angina e arritmia aumenta quando alguns cuidados não são observados. 

 

Em um estudo publicado em 2008 pela revista médica mais famosa do mundo (The New England Journal of Medicine), os autores mostraram que durante a Copa do Mundo de 2006 houve um aumento próximo a 250% no índice de ocorrência de eventos cardíacos em relação a outros anos. Entre os homens o aumento foi maior que 300%. 

 

Estes dados foram amplamente divulgados entre os cardiologistas, mas ainda não há recomendações específicas. O que sabemos é que esse risco é ainda maior em pessoas que tem doença coronária diagnosticada. Esse diagnóstico, em geral, só é possível com o cateterismo cardíaco.

 

Portanto, se soubermos da presença dessa lesão nas artérias coronárias podemos prevenir melhor esses graves problemas durante a realização da Copa do Mundo. Devido ao alto consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em sal e frituras prejudicarem o coração procure fazer uma dieta leve e balanceada antes dos jogos. 

 

Nunca dirija quando tiver ingerido bebida alcoólica. Não fume. Beba mais água, pois a coagulação do sangue fica aumentada em pessoas menos hidratadas. Se você tem problemas cardíacos faça um checkup completo com seu cardiologista. Procure afastar os sentimentos de estresse extremo, pense que o torneio é um evento esportivo e não de vida ou morte.

 

Lembramos que os jogos mais decisivos e com decisões por pênaltis são os que mais aumentam os índices de problemas cardíacos. E caso sinta dor no peito, falta de ar ou desmaio procure logo um pronto-socorro. 

O Hospital São Francisco conta com serviço de cardiologia no Pronto-Socorro preparado para detectar e tratar os diversos problemas cardíacos. 

 

Dr. Luciano Liberato Nogueira de Sousa (CRMDF 8121) é medico especializado em Cardiologia Clínica e Ergometria. Atua no Hospital São Francisco, por meio da Redecor Cardiologia, e também é um dos especialistas responsáveis pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital São Francisco, em Ceilândia-DF.

Please reload

Em destaque

Ministério da Saúde: Brasil registra 78.162 casos de coronavírus e 5.466 mortes da doença

Secretaria de Saúde do DF: Sétimo dia de testagem em massa re...

NOTÍCIAS ATUALIZADAS SOBRE O CORONAVÍRUS

04/30/2020

1/5
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por assunto
Please reload

HOSPITAL SÃO FRANCISCO  

 

+55 61 3378 9000

 

QNN 28 Módulo C Área Especial Ceilândia 

 

Brasília - DF  CEP: 72220-280

 

 

 

Atendimento emergencial 24h

© 2017 por Hospital São Francisco. Todos os diretos reservados.