Notícias

Artrite reumatóide

15/01/2014

CBrasil
Da Redação

  
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune que leva à deformidade das articulações. É caracterizada, principalmente, por uma inflamação articular persistente. As mulheres são as mais acometidas e sua incidência é ampliada devido à idade. Entretanto, a doença também pode atacar homens e crianças.

Segundo estatísticas oficiais, a doença atinge até 1,5% da população. Seus primeiros sinais surgem a partir dos 30 anos de idade. Os sintomas mais frequentes da artrite reumatóide são rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando ataca outros órgãos, pode levar ao óbito. O agravamento da doença pode diminuir a expectativa de vida do paciente entre cinco e dez anos.

 

Após uma noite de sono o doente, ao acordar, tem dificuldade em movimentar as articulações. Em casos graves, a rigidez matinal pode causar a limitação permanente dos movimentos. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar. A evolução da doença provoca a incapacidade de realização de atividades diárias.

 

Diagnóstico
O diagnóstico da artrite reumatóide é feito por meio de consulta médica, na qual são realizados exames físicos com palpação das juntas com o objetivo de identificar sintomas como sensibilidade e inchaço. Também são feitos hemogramas, verificação de atividade inflamatória e pesquisa de anticorpos. Além disso, o médico pode solicitar ainda um raio-x que deve ser feito a cada seis meses, para acompanhamento da doença.


Tratamento
Embora ainda não se conheça uma cura para a artrite reumatóide, há, sim, a possibilidade de sucesso no controle da doença. O tratamento deve ser indicado e acompanhado por um reumatologista. Os objetivos da terapia são combater a dor e a inflamação, além de prevenir e retardar a evolução do quadro clínico do paciente, ou seja, evitar danos articulares, caracterizados pelo surgimento de deformações físicas. O médico priorizará, sempre, a preservação da capacidade física do paciente. Atualmente, existem dois tipos de tratamento: medicamentoso e não-medicamentoso.

Serviço
O Hospital São Francisco conta com uma ala específica para exames radiológicos, onde podem ser realizados Raio-x, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia, Densitometria e Radilogia-Geral, além de ambulatório de reumatologia. Mais informações no telefone 3378.9000. 

Please reload

Em destaque

Ministério da Saúde: Brasil registra 78.162 casos de coronavírus e 5.466 mortes da doença

Secretaria de Saúde do DF: Sétimo dia de testagem em massa re...

NOTÍCIAS ATUALIZADAS SOBRE O CORONAVÍRUS

04/30/2020

1/5
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por assunto
Please reload